Educação à Distância


Com o avanço das novas tecnologias de informação, o ensino à distância ganhou uma nova dinâmica em escala mundial, podendo dar grandes contribuições no sentido de se pensar novos métodos de ensino-aprendizagem.
Em diversos países, principalmente os que se encontram em estágio tardio de desenvolvimento,  essa modalidade têm sido muito importante para a ampliação da educação superior, como o caso de Cuba e Venezuela.
No Brasil, o processo não têm sido simples. Valorizamos a experiência da UAB, promovido no âmbito das universidades públicas para a garantir uma maior capilaridade da educação superior com qualidade. Por outro lado, não podemos permitir que universidades se utilizem da possibilidade de ter 20% das grades curriculares à distância, para reduzir custos, demitir professores e ministrar disciplinas obrigatórias integralmente à distância.
Por isso, é necessário estabelecermos parâmetros de regulação e controle público desta expansão delimitando bem sua função, seus limites e sua qualidade. Qualquer medida deve passar por alteração da LDB e do Decreto nº6303 que regulamenta a modalidade no Brasil.
Propostas:
·         Inclusão somente do Ensino Profissionalizante, de requalificação profissional e formação continuada na modalidade à distância;
·         Discussão pública sobre cursos de licenciatura à distância;
·         Estabelecimento de cartilha que aponte as carreiras profissionais que podem ser realizadas à distância, evitando a simples exploração privada de oferta de cursos sem qualidade, mercado profissional e relevância social;
·         Ampliação do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB);
·         Garantia do regime semi-presencial na educação à distância. Obrigatoriedade de no mínimo 30% do currículo na modalidade semi-presencial;
·         Estabelecimento de um sistema de avaliação para controle da qualidade e da oferta de vagas na educação à distância;
·         Nos cursos presenciais, a educação à distância só pode ser utilizada em disciplina eletiva. 

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