Avaliação Institucional


Após derrotarmos o antigo método de avaliação da educação superior implementada por FHC, o Provão, temos uma oportunidade de constituir um outro processo avaliativo no país.
O Sinaes se constituiu num  grande avanço na concepção do que deva ser uma avaliação institucional. Que pensa não só a partir da avaliação dos estudantes, mas também de perceber todos os elementos que contribuem na sua formação.
Dentre eles avaliação das instituições no que diz respeito à estrutura de biblioteca, laboratórios, currículos, titularidade dos professores, produção científica, assistência estudantil, e outros mais.
No entanto nosso desafio é fazer com que esse processo se aprimore cada vez mais e garantir de fato sua implementação na integralidade, tanto do ponto de vista da avaliação interna quanto à externa das instituições.
Propomos:
  • Diminuição do peso do ENADE na avaliação e ampliar a influencia da opinião estudantil sobre a instituição, seu curso e quadro docente;
  • Pela constituição das CPA's (Comissões Próprias de Avaliação) em todas as universidades e com assento estudantil indicada por suas entidades de representação;
  • Pelo fim da vinculação da realização do ENADE com a expedição do Diploma, o estudante já cumpriu seu currículo e carga horaria mínima para conclusão do curso.

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