Avaliação Institucional
Após
derrotarmos o antigo método de avaliação da educação superior implementada por
FHC, o Provão, temos uma oportunidade de constituir um outro processo
avaliativo no país.
O Sinaes
se constituiu num grande avanço na concepção do que deva ser uma
avaliação institucional. Que pensa não só a partir da avaliação dos estudantes,
mas também de perceber todos os elementos que contribuem na sua formação.
Dentre eles avaliação das instituições no que diz respeito à estrutura de biblioteca, laboratórios, currículos, titularidade dos professores, produção científica, assistência estudantil, e outros mais.
Dentre eles avaliação das instituições no que diz respeito à estrutura de biblioteca, laboratórios, currículos, titularidade dos professores, produção científica, assistência estudantil, e outros mais.
No
entanto nosso desafio é fazer com que esse processo se aprimore cada vez mais e
garantir de fato sua implementação na integralidade, tanto do ponto de vista da
avaliação interna quanto à externa das instituições.
Propomos:
- Diminuição do peso do ENADE
na avaliação e ampliar a influencia da opinião estudantil sobre a
instituição, seu curso e quadro docente;
- Pela constituição das CPA's
(Comissões Próprias de Avaliação) em todas as universidades e com assento
estudantil indicada por suas entidades de representação;
- Pelo fim da vinculação da
realização do ENADE com a expedição do Diploma, o estudante já cumpriu seu
currículo e carga horaria mínima para conclusão do curso.
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